Global Giving/ Projeto piloto de grantmaking participativo para recuperação dos terremotos do México em 2017

Grupo: Espaços de mobilização e gestão de recursos financeiros filantrópicos Formatos: Crowdfunding ou financiamento coletivo Organizações gestoras de recursos filantrópicos

O Global Giving é uma organização pioneira no movimento de financiamento coletivo, criada em 2002. Acumula mais de 1,5 milhão de doadores e 32 mil projetos apoiados em 175 países, totalizando US$ 699 milhões doados. A busca por escala se dá pelo apoio a lideranças e organizações locais.

A plataforma não tem fins lucrativos e foi uma das primeiras a oferecer um serviço online de crowdfunding. Não há custos para as ONG ingressarem na comunidade, mas, para promover a intermediação e resguardar o doador de todos os processos de due diligence, cobra-se entre 5% e 12%, além de 3% de taxa de processamento de terceiros.

Em 2017, após os graves terremotos que ocorreram no México, a organização criou o Fundo de Ajuda ao Terremoto do México, que arrecadou mais de 4 milhões de dólares de 21 mil doadores. Inicialmente, o fundo foi destinado a respostas mais imediatas e, com o tempo, passou a financiar a recuperação de longo prazo.

Em abril de 2019, organizou-se uma reunião presencial com os parceiros que continuavam a apoiar as comunidades afetadas para compartilhar informações e promover esforços colaborativos. Pautados pela crença de que as organizações locais são as mais bem posicionadas para atuar também no longo prazo e da importância de distribuição de poder nas decisões de alocação de fundos, a reunião teve também o objetivo de explorar uma ação piloto de grantmaking participativo, sem que os participantes soubessem. A ideia era ceder a tomada de decisão sobre o destino de uma doação de 10 mil dólares para os potenciais receptores do recurso, valorizando-os como especialistas em seu próprio contexto.

Todos os participantes já haviam recebido uma doação da Global Giving para apoiar ações de resposta à emergência. Cada um apresentou a sua atuação e houve uma votação anônima, cuja única regra era não votar em si mesmo.

A maioria absoluta dos votos foi para uma organização feminista de base liderada por mulheres indígenas, que recebeu a doação a partir da decisão coletiva.

Ano de criação Global Giving: 2002; Projeto piloto: 2019
Alguns atores
que aportam
recursos
Skoll Foundation, Omidyar Foundation, Sall Foundation, William e Flora Hewlett Foundation, Mott Foundation, Kellogg Foundation, Calvert Foundation, USAID e milhares de doadores individuais
Foco de
atuação
Apoio para recuperação após os terremotos ocorridos no México em 2017
Saiba mais Global Giving e Projeto piloto de grantmaking participativo - México
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional