Editora MOL/ Revista Sorria
A Editora MOL é um negócio de impacto social com o objetivo de mobilizar doações por meio de seus produtos. A Editora desenvolve revistas e outros produtos com conteúdo relevante e atrativo e o preço é composto de modo a possibilitar cobrir todos os custos de produção, incluir 15% de margem de lucro para o negócio e o restante do valor – aproximadamente 75% – se transforma em doação de quem compra para um fundo de apoio a OSC que atuam em diversas causas. Como uma das premissas é a acessibilidade, as revistas não ultrapassam o valor de 5,00 reais. Isso é possível porque o mecanismo criado pela Editora MOL zera o custo da distribuição, normalmente responsável por, no mínimo, 50% do valor final de uma revista.
Até abril de 2022, foram mais de 48 milhões de reais doados e 160 OSC e iniciativas sociais parceiras apoiadas pela MOL.
A iniciativa é criação de Rodrigo Pipponzi. Foi trabalhando de forma voluntária no GRAAC, e intrigado com o desafio da instituição na área da captação de recursos, que surgiu a ideia da Editora MOL. Como sua família é fundadora da Drogasil, ele foi o elo entre a iniciativa e a empresa, parceira do primeiro projeto da Editora, a revista Sorria, desenvolvida para ser vendida nas farmácias da rede. A primeira edição reverteu 267 mil reais para o GRAAC.
A partir do sucesso do primeiro produto, a MOL passou a desenvolver vários outros, sempre em parceria com marcas que têm uma cadeia de distribuição, em geral os seus próprios pontos de venda. A Editora desenvolve o projeto e a publicação, fazendo a gestão da operação. O varejista distribui, promove e vende o produto em suas lojas. O leitor faz uma doação para uma causa comprando a revista e tem conteúdo de qualidade, por um preço acessível. Por fim, a organização beneficiada faz o seu trabalho e presta contas.
Ano de criação | 2007 |
---|---|
Alguns atores que aportam recursos |
Indivíduos que compram a Revista Sorria |
Foco de atuação |
Causas variadas |
Saiba mais | Editora MOL |