Network of European Foundations (NEF)

Grupo: Fundos filantrópicos Formatos: Fundos criados e geridos por uma organização ou por um conjunto de organizações

A Network of European Foundations (NEF) funciona como uma corretora que apoia o desenvolvimento e o lançamento de parcerias e joint ventures transnacionais. O trabalho é operar fundos conjuntos em nome de um grupo de fundações. A NEF coordena o programa, desde a chamada de propostas até as atividades comprometidas. Com isso, promove uma colaboração melhor e mais estratégica entre fundações.

A iniciativa nasceu em 1976 e, em 10 anos, se tornou o principal instrumento europeu para a alavancagem de projetos entre fundações. Foi em 2002 que passou a ser denominada NEF. Sua instância de governança principal é a assembleia geral, que aprova os fundos e os projetos que a NEF coordena. Também é responsável por supervisionar esse portfólio, tomar decisões constitucionais para a associação, aprovar as contas e eleger o conselho de administração.

Ao longo dos anos, mais de 60 fundações, 20 países e vários parceiros estratégicos colaboraram por meio do NEF. Em 2018, a metade dos grants foi destinada a indivíduos e organizações pelo mundo, e o restante, para indivíduos e organizações europeias.

Ano de criação 1976
Alguns atores
que aportam
recursos
Adessium Foundation, Calouste Gulbenkian Foundation, Compagnia di San Paolo, European Foundation Centre, Erste Stiftung, Foundation de France, Fritt Ord, Charles Stewart Mott Foundation, Open Society, Robert Bosch Stiftung
Foco de
atuação
Agendas variadas, a depender de cada fundo criado
Saiba mais Network of European Foundations (NEF)
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional