Latitud R

Grupo: Espaços colaborativos de coinvestimento entre investidores sociais focados na coordenação, alocação e/ou gestão de recursos Formatos: Coinvestimento em projetos, programas ou organizações – novos ou existentes Outras parcerias intersetoriais (entre investidores sociais privados e academia ou cooperação internacional)

A Fundación Avina trabalhou por anos, apoiando e atuando em conjunto com o Movimento Latino-americano de Recicladores, para promover a responsabilidade compartilhada sobre a gestão de resíduos por meio de ações que evidenciassem a agenda na esfera pública, dando visibilidade aos catadores de material reciclável e advogando pela criação de uma legislação específica. A criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – aprovada pela Lei 12.305 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010 –, que levou quase 20 anos para ser aprovada, influenciou a legislação de outros países da América Latina, como Colômbia e Chile.

A legislação estimulou muitas empresas a realizarem esforços para se adequarem a ela e deu início a uma nova etapa para a Avina e outros atores que atuavam na agenda. As empresas começaram a entender que juntar o benefício social da promoção dos catadores com a atenção ao cumprimento da legislação era o melhor negócio. Foi assim que, em 2011, foi criado um pequeno fundo, no início com o aporte financeiro apenas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que foi se ampliando até obter a colaboração com aporte de recursos inclusive de empresas concorrentes.

Anteriormente chamada de Iniciativa Regional para Reciclagem Inclusiva (IRR), a atual Latitud R é uma plataforma estratégica e multissetorial que inclui recicladores, governo, indústria de reciclagem, sociedade civil e empresas de bens de consumo. A Latitud R trabalha para ganhar escala e impactar, com boas práticas, modelos de inclusão econômica para os catadores.

Com a expansão, surgiu a necessidade de construir uma estrutura de governança conjunta. O fundo tem uma estratégia compartilhada pelos atores, que incluem 13 países da região. O Movimento Latino-americano de Recicladores não aporta recursos financeiros, mas participa da governança e da gestão do fundo. Os demais atores – fundações, empresas e atores de cooperação – aportam recursos na medida de sua disponibilidade.

O fundo é gerido pela Avina, mas a proposta é que a gestão seja rotativa. Os participantes se reúnem virtualmente todos os meses e encontros presenciais acontecem pelo menos uma vez por um ano. Todos participam da escolha dos projetos que são apoiados.

A Latitud R já implementou ações em 17 países da América Latina e Caribe. São mais de 17 mil catadores beneficiados pelas iniciativas financiadas.

Ano de criação 2011
Alguns atores
que aportam
recursos
Coca-Cola, PepsiCo, Rede Latino Americana e do Caribe de Catadores, Fundación Avina, Dow Chemical e Nestlé
Foco de
atuação
Gestão de resíduos, reciclagem, inclusão econômica, geração de renda, apoio a catadores
Saiba mais Latitud R
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional