Climate and Land Use Alliance (CLUA)

Grupo: Espaços colaborativos de coinvestimento entre investidores sociais focados na coordenação, alocação e/ou gestão de recursos Formatos: Redes, coalizões e alianças Coinvestimento em projetos, programas ou organizações – novos ou existentes

Uma aliança que acredita no uso sustentável das florestas como parte essencial da resposta global às mudanças climáticas, a Climate and Land Use Alliance (CLUA), foi criada em 2010, unindo recursos de fundações para aumento do impacto de suas ações.

As seis fundações membros contribuem com quantas iniciativas quiserem, de acordo com as estratégias individuais de cada uma. Os recursos podem ser alocados de forma conjunta na ClimateWorks – uma das organizações membro – ou diretamente por cada financiador, de acordo com seus processos internos de doação, sendo essa a maior parte. Todas as propostas e documentos referentes a grants são compartilhados entre os financiadores e todos os apoios realizados sob a estratégia da CLUA precisam ser aprovados por seu conselho.

O conselho, composto por oito membros – incluindo representantes de todas as fundações participantes –, é responsável por decisões sobre a estratégia geral e projetos apoiados. As reuniões são bianuais para discutir desafios, impactos e oportunidades de aprendizado.

As doações feitas pela CLUA são focadas em projetos inovadores nas florestas do Brasil, Indonésia México e América Central. Coordenadores em cada região de atuação são responsáveis por monitorar as organizações e iniciativas apoiadas.

A iniciativa busca fomentar e convocar uma rede cada vez maior de aliados do setor privado, público e da comunidade internacional para conservar e manter florestas em nível de uso sustentável, aumentando a capacidade de eliminação de carbono da atmosfera.

Ano de criação 2010
Alguns atores
que aportam
recursos
ClimateWorks Foundation, Ford Foundation, David & Lucile Packard, Gordon & Betty Moore Foundation, Margaret A. Cargill Philanthropies (MACP) e Good Energies Foundation
Foco de
atuação
Mudanças climáticas e preservação das florestas
Saiba mais Climate and Land Use Alliance (CLUA)
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional