Asia Philanthropy Circle (APC)

Grupo: Espaços colaborativos de coinvestimento entre investidores sociais focados na coordenação, alocação e/ou gestão de recursos Formatos: Círculos de doação (giving circles) Espaços de coordenação de investimentos Redes, coalizões e alianças Coinvestimento em projetos, programas ou organizações – novos ou existentes

O Asia Philanthropy Circle (APC) introduz o conceito de colaboração, inspirado nos círculos de doação americanos, mas com o intuito de criar uma iniciativa genuinamente asiática, levando em conta não só o contexto do continente, mas também aspectos culturais relacionados à forma de fazer filantropia.

Laurence Lien, Stanley Tan e Cherie Nursalim se uniram para criar a iniciativa em 2015, ao identificar que não havia muitas organizações trabalhando para filantropos, a fim de aumentar o impacto conjunto e catalisar o potencial da filantropia asiática. A aposta era promover troca, compartilhamento de inspirações e conhecimento em benefício dos próprios membros.

O papel principal da iniciativa é a facilitação. A partir do intercâmbio entre os membros, identificam-se temáticas de interesse comum, inicia-se uma etapa de coordenação dos investimentos e então são decididas, em conjunto, as ideias que são privilegiadas. Para isso, buscam parceiros para ajudar a criar ações ou aproveitam a capacidade de implementação dos próprios membros, por exemplo, por meio da fundação de um deles.

Os membros do APC têm em comum a busca de aprendizado e a vontade de atuar em conjunto, por entenderem que é difícil fazer uma diferença real isoladamente. À organização cabe encontrar filantropos e criar espaços adequados para troca, ação colaborativa e coordenação de investimentos.

Em 2019, o APC contava com 41 membros, que mobilizaram 1.163.998,00 dólares. Em abril de 2022, o total de membros do APC era 52.

Ano de criação 2015
Alguns atores
que aportam
recursos
Informação sobre doadores não disponível, mas a meta é de 100 membros em 10 anos
Foco de
atuação
Construção de uma identidade asiática para filantropia, causas variadas
Saiba mais Asia Philanthropy Circle (APC)
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional