Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS)

Grupo: Espaços colaborativos de coinvestimento entre investidores sociais focados na coordenação, alocação e/ou gestão de recursos Formatos: Espaços de coordenação de investimentos Redes, coalizões e alianças Coinvestimento em projetos, programas ou organizações – novos ou existentes

Criado a partir dos encontros promovidos pela Rede de Investidores Sociais do Distrito Federal (RIS-DF) e inspirado em um programa do Instituto Sabin, que já tinha uma iniciativa em parceria com a Phomenta para 30 organizações, o Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS) é fruto da colaboração de quatro financiadores: Instituto Sabin, Instituto BRB, Instituto Cooperforte e Instituto Bancobrás, em parceria com a Phomenta. Trata-se de uma iniciativa de coinvestimento para a aceleração de organizações do terceiro setor.

A agenda comum identificada nos encontros da RIS-DF foi a fragilidade de OSC na captação e gestão de recursos. Esse era um tema prioritário para as organizações financiadoras e o foco de atuação da Phomenta.

O PAIS foi cocriado pelos quatro institutos doadores e a Phomenta, durante o processo de estruturação da iniciativa. Para a seleção das organizações que seriam aceleradas na primeira rodada, cada instituto indicou oito, totalizando 32.

Com início em 2018, nesses 4 anos de existência já participaram mais de 80 organizações de 18 estados diferentes do Brasil. Em 2020, após as capacitações ministradas pelo programa, as organizações participantes captaram mais de R$ 800.000,00 para investirem em seus projetos.

Ano de criação 2018
Alguns atores
que aportam
recursos
Instituto Sabin, Instituto BRB, Instituto Cooperforte, Instituto Bancobrás e a Phomenta
Foco de
atuação
Fortalecimento das OSC
Saiba mais Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS)
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional