+Unidos

Grupo: Espaços colaborativos de coinvestimento entre investidores sociais focados na coordenação, alocação e/ou gestão de recursos Formatos: Redes, coalizões e alianças Coinvestimento em projetos, programas ou organizações – novos ou existentes Financiamento de financiadores Outras parcerias intersetoriais (entre investidores sociais privados e academia ou cooperação internacional)

A iniciativa foi idealizada em 2006 e estruturada em 2007 pela USAID, com o intuito de engajar empresas americanas presentes no Brasil no desenvolvimento social do país. Após nove anos sob gestão da USAID, em 2016, o +Unidos, classificado como fundo de investimento social coletivo, tornou-se uma associação com foco em preparar jovens brasileiros para a economia global.

O conceito adotado para definir a metodologia de investimento social do +Unidos é o de venture philanthropy. O modelo usa os princípios de venture capital para investir em iniciativas sociais novas, de grande potencial ou em crescimento.

Os projetos são selecionados pelo comitê gestor, formado por executivos das empresas financiadoras. O investimento não é apenas financeiro: também gera engajamento, permitindo a troca de conhecimentos entre o setor privado e o terceiro setor. Workshops e atividades de voluntariado são instâncias de aproximação entre os executivos das empresas e os projetos apoiados.

O acordo fixado no estatuto social da associação criada para institucionalizar o +Unidos é de que cada associado deve fazer uma contribuição financeira anual, de aproximadamente 10 mil dólares, sendo associados honorários isentos da obrigatoriedade, por determinação da Comissão de Admissão de Associados. O valor é fixado na assembleia geral e destinado a custos, despesas e alocações administrativas da associação, bem como para implementar os projetos apoiados.

Os projetos são monitorados por indicadores-chave, previamente construídos em conjunto com as organizações parceiras. O objetivo é fornecer metodologias e ferramentas que permitam garantir o impacto social proposto, influindo na qualidade dos projetos e em sua sustentabilidade financeira.

Desde 2006, o +Unidos, gerenciador do fundo, fomenta a capacitação de jovens brasileiros por meio da promoção do acesso à educação de qualidade e à formação tecnológica. Entendem que, juntos, são mais fortes e mais capazes de promover um impacto social que gere transformações.

Ano de criação 2008
Alguns atores
que aportam
recursos
Bank of America, Burson-Marsteller, Coca-Cola, Cummins, Dow, ExxonMobil, FedEx, Hilton, KPMG, Microsoft, Motorola Solutions, PayPal, Qualcomm e Trench Rossi Watanabe e USAID
Foco de
atuação
Educação: promoção do desenvolvimento de parcerias público-privadas em projetos educacionais que estimulam habilidades para a inserção de jovens na economia
Saiba mais +Unidos
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional