Fundações e Institutos de Impacto (FIIMP) 1 e 2

Grupo: Espaços colaborativos de coinvestimento entre investidores sociais focados na coordenação, alocação e/ou gestão de recursos Formatos: Espaços de coordenação de investimentos Redes, coalizões e alianças Coinvestimento em projetos, programas ou organizações – novos ou existentes Financiamento de financiadores

Fundações e institutos que participaram do Lab de Inovação em Finanças Sociais, em 2016, organizado pela então Força Tarefa (hoje Aliança pelos Investimentos e Negócios e de Impacto) e coordenada pelo Instituto Cidadania Empresarial (ICE), foram provocados a criar protótipos de iniciativas para promover o engajamento do ISP brasileiro no desenvolvimento do ecossistema de negócios e investimento de impacto. Assim nasceu o FIIMP, que aposta em aprendizado e geração de conhecimento experimentando novos modelos de investimentos em negócios de impacto.

O FIIMP 1 reuniu um grupo de 22 fundações e institutos familiares, empresariais e independentes. Cada organização doou 10 mil dólares para iniciar as atividades em 2017, sendo o total arrecadado de 737 mil reais. Os participantes do FIIMP 1 escolheram juntos as três organizações intermediárias que receberam recursos e, a partir da proposta dessas organizações, os mecanismos financeiros testados. O modelo de governança é participativo e o processo é horizontalizado e sistematizado por uma consultoria externa.

Um workshop para elaborar o FIIMP 2 e engajar novos atores foi realizado em 2018. Nessa etapa, iniciada em 2019, cada membro se comprometeu com 60 mil reais para formar um fundo de 1,8 milhão de reais. Se, no FIIMP 1, o foco era o investimento nos negócios a partir de mecanismos financeiros inovadores, no FIIMP 2 decidiu-se que metade dos recursos seriam investidos no fortalecimento dos próprios intermediários.

A governança é um dos pilares do sucesso da iniciativa, composta por cinco grupos de trabalho: 1) decisório/ deliberativo, 2) comunicação, 3) operacional, 4) jurídico, 5) intermediários e visão de futuro. Em reuniões bimestrais são compartilhados aprendizados e trazidas as questões de cada grupo de trabalho para que sejam deliberadas.

Ano de criação FIIMP 1 – 2017; FIIMP 2 – 2019
Alguns atores
que aportam
recursos
Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto InterCement, Fundação BMW, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Fundação Lemann, Fundação Otacílio Coser (FOCO), Fundação Raízen, Childhood, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Tide Setubal, Fundo Vale, Instituto Ayrton Senna, Instituto Coca-Cola, Instituto Cyrela, Instituto EDP, Instituto Holcim, Instituto Phi, Instituto Sabin, Instituto Samuel Klein, Instituto Vedacit, Instituto Votorantim e Oi Futuro
Foco de
atuação
Causas variadas por meio de apoio a negócios de impacto social
Saiba mais Relatórios de aprendizado FIIMP 1 e 2
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional