Educação Já!

Grupo: Espaços colaborativos de coinvestimento entre investidores sociais focados na coordenação, alocação e/ou gestão de recursos Formatos: Espaços de coordenação de investimentos Redes, coalizões e alianças Parcerias público-privadas Impacto coletivo

O Educação Já! é uma iniciativa do Todos pela Educação, lançada durante a campanha eleitoral presidencial de 2018 com o objetivo de estabelecer prioridades – ações-chave e estruturantes – que possibilitassem promover a aceleração de melhorias e um salto qualitativo da educação pública brasileira. Para isso, trabalhou-se na produção de um documento com a participação de um grupo amplo e diverso de especialistas e profissionais da educação e considerando diagnósticos já feitos em torno do tema, a fim de criar um plano estratégico nacional conjunto, com ações e metas claras.

Na sequência, o objetivo era influenciar os candidatos a incluir as sete áreas prioritárias e 24 medidas apontadas pelo documento em seus planos de governo. E, depois das eleições, realizar um trabalho junto ao Ministério da Educação (MEC) para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas e criar uma bancada da educação no Congresso Nacional, fortalecendo ações de advocacy, sempre a partir do documento que, uma vez finalizado, deu nome à iniciativa.

Buscando contribuir na articulação entre academia, pesquisadores, profissionais da educação, investidores sociais privados e setor público, o Educação Já! abriu várias frentes de trabalho, que foram sendo ajustadas ao contexto que foi se revelando após as eleições de 2018.

Na frente que envolve atores da filantropia e do investimento social, criou-se um grupo de governança técnica e de implementação das 24 medidas apontadas como prioritárias pelo documento. O olhar conjunto possibilita uma análise ampla sobre quem está atuando onde, quais são os desafios, os avanços, as lacunas e as sobreposições e estimula ações para superá-las, a partir da visão do conjunto, sempre em diálogo com as prioridades do momento.

As reuniões acontecem periodicamente e o Todos pela Educação é responsável por promovê-las e articulá-las, com o desafio de equilibrar o tempo disponível das lideranças das instituições participantes, aproveitando-o para uma discussão de qualidade.

O projeto, que tinha foco prioritário de âmbito federal, foi revisto devido às grandes instabilidades do MEC e ampliou a articulação com estados e municípios. No âmbito federal, se intensificaram as ações de advocacy e comunicação, defendendo a importância do papel do MEC e políticas fundamentais para a educação brasileira, como a defesa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Ano de criação 2018
Alguns atores
que aportam
recursos
Daniel Goldberg, Família Kishimoto, Fundação Bradesco, Fundação Lemann, FLUPP, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Vale, Gol, Instituto MRV, Instituto Natura, Instituto Península, Itaú BBA, Itaú Social, Instituto Unibanco, Milú Villela, Prisma Capital, Scheffer e Associação Crescer Sempre
Foco de
atuação
Produção de conhecimento, advocacy e articulação de atores para a melhoria da qualidade da educação básica pública no Brasil
Saiba mais Educação Já!
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional