Fundo Elas

Grupo: Fundos filantrópicos Formatos: Fundos que são organizações Fundos criados e geridos por uma organização ou por um conjunto de organizações

Há 20 anos, a mexicana Amália Fischer se juntou a outras quatro mulheres, ativistas, feministas e lésbicas, para criar um fundo de empoderamento feminino. A missão do Fundo Elas, desde sua fundação, é incentivar o protagonismo feminino e a defesa dos direitos das mulheres, funcionando como uma ponte para a mobilização de recursos de instituições nacionais e internacionais, órgãos políticos e pessoas físicas.

É uma instituição independente, com governança autônoma, desvinculada de financiadores. Esse modelo também se enquadra no chamado modelo de filantropia da justiça social: não é nem repasse de recursos, nem caridade. É uma maneira de fazer o investimento social chegar, nesse caso, a um grupo de mulheres que não teria, de outro modo, condições de acessar recursos, devido à discriminação e exclusão impostas pelo contexto em que estão inseridas.

A distribuição do recurso se dá pela publicação de editais para selecionar projetos em diferentes áreas. Em 2020, o Fundo Elas havia publicado e concluído 30 editais, tendo apoiado dezenas de projetos pelo país, com um total de repasse de 26 milhões de reais em 20 anos. Esse é o único fundo feito por mulheres e para mulheres no Brasil. Acredita que o investimento em mulheres faz com que seus filhos e os demais à sua volta sejam beneficiados, gerando resultados positivos para a comunidade.

Suas fundadoras acreditam que não é preciso ser milionário para doar e que não se deve ter medo da palavra filantropo. Assim, o Elas busca engajar doadores de diversos perfis e portes e pensar em uma cultura de doação que vá além da caridade, que não veja o outro como desigual. Defendem, assim, um posicionamento que também é político, considerando que todos têm os mesmos direitos.

Em 2020, ano de início da pandemia de Covid-19, foram doados R$ 4.501.784,81 a 108 iniciativas em todo o Brasil.

Ano de criação 2000
Alguns atores
que aportam
recursos
Instituto Avon, Ford Foundation, OAK Foundation, ONU Mulheres, Chevron, MAC, Mamacash, Levi Strauss Foundation, Fundação Heinrich Boll, Sigrid Rausing Trust, Filia die Frauenstitung, Cordaid, Ashoka, Act!Onaid, Artemisia, Astrea, Global Found Dor Women, Hivos, W.K. Kellogg Foundation, Instituto Unibanco, Open Society, British Council, pessoas físicas
Foco de
atuação
Apoiar projetos que incentivem e empoderem o protagonismo feminino
Saiba mais Fundo Elas
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional