Fundo Brasil de Direitos Humanos

Grupo: Fundos filantrópicos Formatos: Fundos que são organizações Fundos criados e geridos por uma organização ou por um conjunto de organizações

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma OSC criada por ativistas e defensores de direitos humanos para promover mecanismos inovadores e sustentáveis de mobilização de recursos. O objetivo é fortalecer organizações sociais que atuam nas diversas agendas de direitos humanos no Brasil.

Para seus fundadores, era notória a dificuldade que lideranças sociais e comunitárias tinham de acessar recursos e, na contramão, o desafio imenso de grandes instituições doadoras para capilarizar recursos e fazer com que chegassem em organizações comunitárias e de base, fundamentais para a garantia de direitos.

Seu modelo foi inédito na área da filantropia de justiça social: conquistou uma estrutura independente, uma governança engajada e conhecedora dos assuntos, transparência, capilaridade e métodos de seleção qualificados.

Para sua constituição, a Ford Foundation fez, em 2006, um aporte de 3 milhões de dólares para um endowment (fundo patrimonial), que foi fundamental para a sustentabilidade econômica da organização e seu desenvolvimento nos anos seguintes. Os mecanismos de apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos aproximam potenciais doadores de instituições atuantes em defesa dos direitos humanos, funcionando como ponte e como think tank do tema.

Além das estratégias de grantmaking, ações de comunicação e desenvolvimento de campanhas são utilizadas pelo Fundo para mobilizar recursos e fazer advocacy. As organizações apoiadas participam de formações e atividades de articulação promovidas pela organização para fortalecer o trabalho dos grupos e possibilitar a construção de estratégias coletivas, produção e troca de saberes entre atores muito distintos no campo dos direitos humanos.

Nos últimos anos, além de doadores institucionais, a organização vem trabalhando de forma cada vez mais ampla na mobilização de recursos com pessoas físicas, diversificando ainda mais suas fontes de recursos. Até abril de 2022, o Fundo Brasil havia doado R$ 38,5 milhões a organizações de direitos humanos, em 922 projetos apoiados por todo o país.

Ano de criação 2006
Alguns atores
que aportam
recursos
Ford Foundation, OAK Foundation, Brot Fur Die Welt, Climate and Land Use Alliance, Instituto C&A, Instituto Bete & Jacob Lafer, Open Society Foundation, Sesc, Fundação Tide Setubal e doadores individuais
Foco de
atuação
Promoção e defesa dos direitos humanos em todo território brasileiro
Saiba mais Fundo Brasil
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional