Matchfunding Enfrente o Corona

Grupo: Espaços de mobilização e gestão de recursos financeiros filantrópicos Formatos: Crowdfunding ou financiamento coletivo Matching (doação cruzada/ impulsionada)

O Matchfunding Enfrente – que se apresenta como um edital colaborativo – é uma iniciativa da Fundação Tide Setubal lançada em 2019. A ideia foi alavancar recursos para apoiar iniciativas dirigidas às periferias dos centros urbanos brasileiros e protagonizadas (elaboradas e implementadas) por organizações, coletivos, movimentos, lideranças comunitárias e outros atores das próprias periferias. Pretendeu também engajar as periferias no que diz respeito à mobilização de recursos.

Estabelecido em parceria com a Benfentoria, plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding), o Matchfunding Enfrente idealizou-se da seguinte maneira: para cada 1 real que a iniciativa proposta conseguisse captar, a Fundação e outros parceiros que quisessem se juntar colocariam mais 2 reais, com um limite de 20 mil reais por iniciativa. Ou seja, quem propõe a iniciativa ficaria responsável por um terço da captação. Cada iniciativa deveria, portanto, estabelecer uma meta de captação que não superasse 30 mil reais.

Com a chegada da pandemia do Covid-19, a Fundação Tide Setubal remodelou o Matchfunding Enfrente para destinar recursos a projetos para combater a propagação e mitigar os impactos do coronavírus nas periferias, alterando o nome para Matchfunding Enfrente o Corona.

Para que o Enfrente pudesse crescer e aumentar o número de iniciativas apoiadas, a Fundação Tide Setubal fez um convite à comunidade filantrópica – outros institutos, fundações e empresas – para somar recursos financeiros e aumentar a capacidade de matching. Somados os recursos aportados pelas várias organizações envolvidas, o fundo já reunia mais de 11 milhões de reais em abril de 2022. Por se tratar de um fundo colaborativo e aberto a novos parceiros, o montante destinado à triplicação dos recursos captados pelos projetos pode seguir aumentando, permitindo o aumento contínuo do número de iniciativas periféricas contempladas.

Ano de criação 2019
Alguns atores
que aportam
recursos
Fundação Tide Setubal, Fundação Arymax, Itaú Social, Instituto Galo da Manhã, Fundação José Luiz Egydio Setubal, Fundação FEAC, Instituto Humanize e Extra/Instituto GPA e pessoas físicas que doam via crowdfunding na plataforma da Benfeitoria.
Foco de
atuação
Apoio a periferias (no momento da publicação, com foco específico em ações variadas de enfrentamento ao coronavírus)
Saiba mais Matchfunding Enfrente
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional