Liga Social

Grupo: Espaços de mobilização e gestão de recursos financeiros filantrópicos Formatos: Crowdfunding ou financiamento coletivo Organizações gestoras de recursos filantrópicos

Inspirada pelas fundações comunitárias americanas, Patricia Valente criou o Instituto Liga Social com o objetivo de certificar organizações sociais para receberem aportes financeiros de fontes variadas da comunidade onde atuam, por meio de uma plataforma virtual.

Atualmente, o Liga Social atende a região metropolitana de Curitiba, unindo doadores físicos e jurídicos a organizações certificadas pelo Selo Liga Social. O Selo garante que as OSC indicadas na plataforma são idôneas e têm impacto social positivo comprovado. Para conquistar a certificação, a organização preenche um cadastro, envia uma série de documentos para análise e validação e recebe uma visita técnica sem aviso prévio. O Selo é renovado anualmente, sem nenhum custo para a organização. O modelo não contempla a captação de recursos individualizada para as organizações, mas as auxilia na divulgação de seus projetos, por meio da Plataforma de Doação Recorrente e criação de campanhas de marketing relacionado à causa.

O trabalho oferecido pelo Liga Social para investidores sociais também é personalizado e busca construir a melhor estratégia de investimento, pautada pelo conceito de shared value ou valor compartilhado, no caso de empresas. O serviço oferecido é voltado para investidores sociais que querem otimizar suas doações, compartilhando a estrutura de gestão de investimento social oferecida pela iniciativa.

Uma vez definidas as iniciativas que melhor se encaixam nos objetivos dos doadores dentre as disponíveis no banco de projetos das organizações certificadas, o Liga Social faz a gestão do recurso, efetuando repasses de doações para as ONG escolhidas e monitorando-as.

Ano de criação 2015
Alguns atores
que aportam
recursos
Doadores individuais
Foco de
atuação
Causas variadas
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Realização

GIFE

Apoio Institucional