Programa Juntos

Grupo: Espaços colaborativos de coinvestimento entre investidores sociais focados na coordenação, alocação e/ou gestão de recursos Formatos: Redes, coalizões e alianças Coinvestimento em projetos, programas ou organizações – novos ou existentes Outras parcerias intersetoriais (entre investidores sociais privados e academia ou cooperação internacional)

O grupo de empresários, que se intitula como coletivo, deixa de lado o protagonismo em suas instituições e arregaça as mangas, entregando o que há de mais valioso para eles, seu tempo e sua experiência. A premissa é: se o Brasil não vai bem, seu negócio também não vai.

O Programa Juntos foi criado em 2012 pela Comunitas, organização que trabalha pela inovação do modelo social corporativo, estimulando cada vez mais a participação do setor privado no desenvolvimento social e econômico do país, em parceria com a gestão pública e a sociedade civil organizada. O Juntos é uma coalizão de líderes empresariais que se comprometem a investir, além de recursos financeiros, sua competência e experiência técnica em gestão. Promove projetos em diversas áreas, permeando os desafios encontrados na gestão pública, tais como: equilíbrio fiscal, inovação, segurança, fortalecimento e engajamento de lideranças.

O programa já impactou mais de 100 milhões de pessoas, em cinco estados e 22 cidades – além dos mais de 304 territórios que replicam as ações. O ganho estimado para os municípios com a frente de equilíbrio fiscal já ultrapassa os 500 milhões de reais.

São duas instâncias de governança, uma de nível nacional e outra, local. Participam atualmente 14 empresários da governança nacional do programa. As reuniões são trimestrais, sempre com a participação da governança nacional e dos parceiros locais. Os líderes nacionais se revezam para conciliar as inúmeras agendas. Nesse modelo, a participação deles é crucial, pois não são apenas investidores financeiros, dedicam também parte de seu tempo para aprimorar a eficiência dos projetos.

Existem alguns requisitos para que estados e municípios possam se inscrever no programa. São eles: prefeitos e governadores com ficha limpa, compromisso de replicar os resultados em outras regiões, pacto firmado de transparência e governança compartilhada e trabalho em prol do engajamento da sociedade. Além disso, o engajamento direto de prefeitos e governadores é requisito fundamental.

O programa busca otimizar o tempo das lideranças empresariais e, por conta disso, um dos principais desafios é multiplicar o modelo. O Juntos também inclui a capacitação de gestores e servidores públicos, oferecendo bolsas de estudos nas melhores universidades do mundo. Uma plataforma online, a Rede Juntos, une gestores públicos, especialistas e lideranças e permite compartilhar boas práticas entre estados e municípios, ampliando o impacto. Com essa abordagem coletiva, o Juntos acredita ser possível a otimização e o fortalecimento do impacto.

Ano de criação 2012
Alguns atores
que aportam
recursos
Líderes empresariais: Ricardo Villela Marino, Lúcio de Castro Andrade, José Roberto Marinho, Carlos Jeressati Filho, Pedro Jeressati, Elie Horn, José Eduardo Queiroz, José Ermírio de Moraes Neto, Rubens Ometto, Roberto Setubal, Solange Ribeiro, Pedro Paulo Diniz, Jorge Gerdau, Eduardo Mufareg, Ana Helena Vicentin, Julio Fontana, José Eduardo Carneiro e Luiz Lara
Foco de
atuação
Inovação na gestão pública municipal e estadual em diversos temas
Saiba mais Programa Juntos e Plataforma Rede Juntos
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional