Parceria Vamos

Grupo: Espaços colaborativos de coinvestimento entre investidores sociais focados na coordenação, alocação e/ou gestão de recursos Formatos: Espaços de coordenação de investimentos Redes, coalizões e alianças Coinvestimento em projetos, programas ou organizações – novos ou existentes Parcerias público-privadas

A iniciativa nasceu em 2017, de uma conversa entre o então recém-criado Instituto humanize e a consolidada Fundação Lemann. A conversa terminou com a certeza sobre a vontade de construir uma iniciativa colaborativa. Foram feitas várias reuniões, no início com a participação das lideranças e, à medida que ganhava forma, com as equipes gestoras assumindo encontros semanais.

Nessas conversas, mapearam quais eram os temas de interesse comum até chegarem ao de gestão de pessoas em governos. Para isso, foi necessário um desapego programático das duas partes. Ambas entendiam a importância de trabalhar com políticas públicas e de ter pessoas preparadas e comprometidas nos cargos públicos chave, possibilitando um salto expressivo na qualidade de gestão e execução, em qualquer agenda.

Além disso, entenderam que deveriam incluir também o apoio à formação de líderes e gestores no terceiro setor, pela importância das organizações da sociedade civil (OSC) na fiscalização e parceria para implementação de políticas públicas.

Nasceu, assim, a Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor, com o objetivo de contribuir para a entrega de serviços públicos de qualidade à população, com pessoas mais preparadas para enfrentar desafios sociais, investindo para implementação de experiências práticas de gestão de pessoas. Após seis meses de aliança, a Fundação Brava e o República.org se somaram, dobrando o volume do investimento.

Cada organização se comprometeu a aportar um mesmo volume anual de recursos para financiar projetos com esses focos. Optou-se por não criar uma conta ou realizar repasses de recursos entre as duas organizações, mas a busca e a escolha das iniciativas apoiadas, bem como o acompanhamento e a gestão do aporte, seriam feitos de forma conjunta. Foi estruturado um planejamento estratégico de cinco anos, com metas anuais e para todo o período.

Ainda que seja claramente uma aliança doadora (e não executora de projetos próprios), há um acompanhamento muito próximo das iniciativas apoiadas. Para definir projetos aprovados, existe uma matriz de relevância e é necessário consenso entre as organizações financiadoras.

Em março de 2021, a Fundação Lemann, o Instituto humanize e o República.org renovam a parceria e a Aliança passa a se chamar Vamos.

Ao longo de 2021, a Parceria Vamos realizou uma série de ações, dentre elas seminários com a OCDE com o objetivo de fundamentar e qualificar o processo de Reforma Administrativa (PEC32) no Congresso Nacional, bem como apoio a governos em 6 estados para que avancem com a institucionalização de experiências de Gestão Estratégica de Pessoas com foco em Lideranças.

Ano de criação 2017
Alguns atores
que aportam
recursos
Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org
Foco de
atuação
Gestão de pessoas e lideranças em governos e no terceiro setor
Saiba mais Parceria Vamos
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional