Instituto Phi

Grupo: Espaços de mobilização e gestão de recursos financeiros filantrópicos Formatos: Crowdfunding ou financiamento coletivo Matching (doação cruzada/ impulsionada)

O Instituto Phi é uma organização fundada em 2014 com a missão de desenvolver a filantropia no Brasil. Combinando a alma solidária da filantropia com a racionalidade do investimento, assessora indivíduos, famílias e empresas no apoio a organizações sociais.

A iniciativa se inspirou no trabalho do Instituto Azzi. Luiza Serpa dirigia o instituto criado por Marcos Azzi que atuava no Rio de Janeiro conectando pessoas de alto poder aquisitivo a projetos sociais. Quando Azzi resolveu fechá-lo, Luiza juntou-se a Fernanda Tizatto e Marcos Pinheiro que, juntos, decidiram dar sequência ao trabalho, entendendo que era preciso baixar o valor mínimo de doação e incluir as empresas. Em 2016, o Phi abriu filial em São Paulo.

O Phi trabalha assim: busca potenciais doadores, entende qual a causa que os motivaria a uma doação e apresenta projetos a partir do perfil de cada um. Para fazer parte do banco de instituições que recebem recursos mobilizados pelo Phi, os projetos devem estar alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e passam por uma avaliação baseada em quatro pilares: transparência, qualidade de gestão, potencial de impacto e solidez. Para democratizar o acesso aos recursos financeiros, muitas vezes o Phi trabalha com editais e faz diagnósticos de projetos, com o objetivo de orientá-los. Depois de doar os recursos, o Phi monitora o investimento, apresentando aos doadores relatórios regulares que comprovam o impacto gerado por suas doações.

Além de construir estratégias de doação, o Phi também aposta em outros meios para ampliar a cultura de doação no país: atua junto a famílias para ajudá-las na descoberta de sua vocação social, executa um programa sobre filantropia em uma escola e dá suporte a movimentos que queiram trazer mais transparência financeira para suas ações.

O Phi não aplica comissões aos recursos doados e garante sua sustentabilidade financeira com o apoio de apoiadores institucionais, indivíduos e empresas. Qualquer pessoa pode contribuir com os custos de gestão da organização por uma plataforma de crowdfunding. Ao longo de sua trajetória, apoiou projetos diversos em todo o país, mobilizando mais de 137 milhões. São 180 investidores sociais, além dos doadores de companhas emergenciais, que doaram para 1.006 projetos, impactando a vida de mais de 1,6 milhão de pessoas.

Ano de criação 2014
Alguns atores
que aportam
recursos
Bem Maior, Bees of Love, B Social, FIIMP2, Pinheiro Neto, Projeto Colabora, Instituto Rio, Fundação ABH, BSocial, SPX, BMW Foundation, Órama, Turim, Lecca, Carpa, 4K, Klabin, Mare Investimentos, Mitsubishi Corporation, BMA e doadores individuais de alta renda
Foco de
atuação
Causas variadas
Saiba mais Instituto Phi
Voltar

Realização

GIFE

Apoio Institucional